A pediatria do ULSAM, em Viana do Castelo tem agora mais alegria e cor, depois da intervenção artística do projecto “Desenhar sorrisos”.
Este projecto é da autoria e gestão de Helena Costa, Vianense e estudante de Gestão Artística e Cultural, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
“Este projecto é para mim um grande desafio, escolhi as crianças e os jovens como público-alvo”, vaticina Helena Costa.
Este projecto, sem fins lucrativos visa recriar ambientes de sonho e alegria num local onde normalmente impera o medo e a angústia, os Hospitais, mais concretamente as alas pediátricas. É missão deste projecto minimizar sentimentos de angústia, ansiedade e medo das estadias e consultas hospitalares, transformando as alas pediátricas num ambiente alegre, imaginário, com narrativas engraçadas, cheias de cor e de personagens risíveis, proporcionando às crianças e aos jovens até aos 18 anos, uma forma de abstracção de tudo o que os rodeia, tranquilizando-os. “As pinturas acalmam as crianças e encantam os Pais, criam inclusive comunicação entre Pais e filhos, é fabuloso!”, assevera.
É também uma finalidade deste projecto estimulá-los quer a nível sensorial, visual e táctil, pela sequenciação de cores, imagens e formas, levando-os a interagir com os desenhos e trabalhando o seu mundo imaginário de uma forma divertida, comunicativa e interactiva.
É intenção da autora dar continuidade ao projecto, tendo sido já autorizadas intervenções na urgência pediátrica e na Neonatologia. “Este projecto tem vindo a crescer, muito em parte pelas sinergias geradas em torno do mesmo”, frisou Helena Costa.
No entanto “há necessidade de cativar patrocínios para que este projecto possa ter a sua continuidade”. Por se tratar de um projecto sem fins lucrativos, que oferece os seus serviços aos hospitais, trabalhando com mecenas e patrocinadores anónimos, a autora do projecto está a contactar algumas empresas do concelho para patrocinarem a 2ª fase do projecto.
“A 1ª fase está concluída, mas já estamos a trabalhar na 2ª fase do projecto, a urgência pediátrica, seguidamente passaremos para o serviço de Neonatologia”, referiu Helena Costa, que disse ainda ser importante usar todos os meios para a divulgação do projecto. Neste momento a página do facebook tem já 661 amigos e o blog conta com 353 visitas.
Apoios e parcerias
Neste momento o projecto “Desenhar sorrisos” conta com a parceria da “Objectos Misturados”, empresa sediada em Viana do Castelo, que aceitou colaborar com o projecto e no âmbito desta colaboração foi criada uma boneca associada ao projecto, cujo 20% do valor da venda reverte como apoio. As bonecas são únicas e todas elas terão um elemento comum, um Sol no dedo, como referência ao projecto "Desenhar Sorrisos".
“É uma parceria maravilhosa, é também uma forma de materializar o projecto e de envolver as pessoas”, sustentou Helena Costa.
Este projecto conta ainda com o apoio da “A Capoeira - Companhia de Teatro de Barcelos”, que através da animação Infantil, com os mimos e palhaços animam workshops, eventos do projecto e visitas às pediatrias. “No entanto estamos abertos a mais apoios, patrocínios e mecenato”, considera.
O futuro do projecto
Para o futuro interessa-nos expandir este projecto para outros serviços e hospitais, assim como para outros países, afirmando uma vez mais o projecto além fronteiras.
Foto: Helena Costa, Tiago Ferreira (“A Capoeira”), Natacha Santos.
0 Sorrisos:
Enviar um comentário